Que tipos de caranguejos eremitas devem ser colocados em aquários de água salgada?

Os caranguejos eremitas são animais de estimação populares para adultos e crianças há muitos anos, e há muitos que apreciam sua beleza única (e muitos não o fazem - é uma questão de gosto). Com a crescente popularidade de trazer um pedaço do mar para dentro de casa, não é de admirar que a ideia de colocar caranguejos eremitas em um aquário de água salgada esteja ganhando popularidade.

Assim como existem muitos tipos de caranguejos eremitas que podem ser mantidos como animais de estimação, também existem muitas raças diferentes que podem ser mantidas em aquários. Porém, nem todos têm a mesma chance de sobrevivência se mantidos em cativeiro, e é importante que o proprietário do aquário se certifique de que está familiarizado com todas as necessidades específicas de seus caranguejos eremitas antes de serem colocados no aquário. A seguir fizemos uma introdução a algumas das raças mais comuns de caranguejos eremitas de aquário.

- Caranguejo eremita vermelho (Dardanus megistos) - Também conhecido como caranguejo eremita branco, este caranguejo tem patas vermelhas com manchas pretas. Não é uma adição segura para um aquário de recife, mas é muito útil para manter o mínimo crescimento de algas em um aquário comunitário. Por favor, apenas um caranguejo por aquário; esses caranguejos são muito protetores de seu espaço pessoal.

- Caranguejo eremita de pernas vermelhas (Clibanarius digueti) - esses caranguejos mexicanos são uma adição resistente a qualquer aquário, comendo algas do tanque. Eles exigem um baixo nível de cobre na água, porque seus corpos não podem sobreviver na presença desse metal.

- Caranguejo eremita escarlate ou Caranguejo eremita do recife (Paguristes cadenati) - este caranguejo eremita geralmente permanece pequeno, com cerca de cinco centímetros de diâmetro e tem um corpo vermelho com olhos amarelos. Eles são muito úteis para manter o crescimento de algas dentro do aquário sob controle; no entanto, se houver quantidade insuficiente de algas dentro do tanque, elas devem ser suplementadas com algas marinhas secas.

- Caranguejo eremita comum (Pagurus bernhardus) - Estes caranguejos são mais comuns na Europa, mas também podem ser encontrados em outros países. Também conhecido como caranguejo soldado.

Uma vez que esses caranguejos carregam suas casas nas costas, é importante que eles tenham constantemente novas conchas disponíveis para quando superarem a anterior. Um caranguejo eremita em uma concha de tamanho inadequado não pode crescer adequadamente. Essas conchas podem ser compradas em uma loja de animais ou em um varejista on-line ou, se o proprietário estiver familiarizado com os requisitos de seus caranguejos eremitas, essas conchas podem ser encontradas em uma praia. Se o proprietário decidir ir para a natureza e coletar suas próprias conchas, é importante que ele escolha o tipo adequado de concha para seu caranguejo eremita habitar. Como as anêmonas do mar são frequentemente uma parte importante do ambiente natural dos caranguejos eremitas, elas são excelentes companheiras de tanque, comendo as sobras quando o caranguejo eremita termina uma refeição e reduzindo a quantidade de resíduos no tanque.

Os caranguejos eremitas são uma adição intrigante a qualquer tanque e requerem pouca manutenção uma vez que seus proprietários estão familiarizados com suas necessidades e hábitos. Com os devidos cuidados, eles podem viver por um bom tempo, proporcionando infinitas horas de alegria para seus proprietários e suas famílias.